Nova Geração Invade o Arpoador

Nova Geração Invade o Arpoador

A praia do Arpoador, berço do surfe carioca, recebeu nesta sexta-feira (30) a nova geração do surfe. Realizado pela FESERJ, o ‘’ Rusty Arpex Groms 2022 ‘’é apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e tem como co-patrocínio a Rusty e a Garytos. O Circuito Estadual de Surfe Júnior do Rio de Janeiro 2022, que passou por Quissamã, Búzios e Maricá, está na sai quarta etapa. Começou com boas ondas de 1 metro, e terá suas finais, nesse sábado (1/10).

Logo na segunda bateria do dia, o líder do ranking na categoria sub 18, o buziano Sanny Pires, marcou a terceira maior nota entre os Groms. Surfando muito bem, com rasgadas e batidas de beckside, o surfista de Geribá aplicou três belas rasgadas, e recebeu dos juízes a nota 7.60 pontos. O surfista chegou a ficar em segundo lugar na segunda fase, mas recuperou a boa fase, passou em primeiro na semifinal, e está classificado para a final.

Outro grande destaque foi o saquaremense Rickson Falcão. O surfista de 15 anos já realizou uma nota 10 no Arpoador, quando era da categoria sub 8. Hoje, o líder da categoria sub 16 fez bonito, na sua estreia, e garantiu a liderança. Faltando 5 minutos para terminar a bateria de estreia na sub 16, Rickson entrou no páreo, fazendo a segunda maior nota e a segunda maior média entre Os Groms.

"Arpoador é irado! Quase perdi a bateria, mas no fim fiz um 6.50, e um 7.75 no finalzinho. Pena que surfo poucas vezes por aqui. Depois da pandemia, estou tendo que estudar muito e com menos tempo para treinar. Mas tudo bem! Os resultados estão vindo! Tô feliz!", disse Rickson.

Meninas - Na categoria feminina, destaque para Laiz Costa, cearense radicada no Rio de Janeiro. A surfista fez a maior nota no meio da bateria de estreia. Aplicou duas belas rasgadas de backside na esquerda e recebeu 7.00 pontos. Somados com a nota 5.00 do início da bateria, a surfista fez o maior somatório entre as meninas da categoria sub 18, com o total de 12 pontos. Laiz fará a final sub 18 junto com a líder do ranking da categoria e também da sub 16, Paloma Oliveiro. Também classificadas para a final sub 18 estão Luana Paes e Aysha Ratto.

Show a parte - O Arpoador Surf Clube convidou oito surfistas profissionais para uma bela demonstração de surfe nas esquerdas do Arpez e realizou a categoria Pro/Am valendo R$ 400.

Na primeira bateria, o baiano Flávio Costa, radicado no Rio há mais de 25 anos, mostrou que conhece bem as esquerdas. Ele anotou a segunda maior soma entre os profissionais - 14.65 pontos nos últimos 7 minutos, e venceu a bateria. Angelino Santos ficou em segundo e também está na final. Já Bruno Coutinho, que liderou mais da metade da bateria, e Ivan Rodrigues ficaram com a terceira e quarta colocação, respectivamente.

A segunda bateria foi um show a parte dos heróis locais Anderson "Pikachú" e Marcelo Bispo. Conhecedor das ondas, Anderson esperou sete minutos para pegar uma onda e abriu o placar com a maior nota do dia, uma nota 9.00 pontos. Já Marcelo Bispo mostrou muita consistência ao fazer a maior média dos profissionais. Faltando 5 minutos, Marcelo tomou a liderança da bateria com um 6.90 pontos, nota conquistada com duas belas rasgadas. E faltando 1 minuto, fez uma onda que valeu uma nota excelente, 8.00 pontos. Pikachú ficou em segundo lugar, Bernardo Bordovsky ficou em terceiro, e Pedro Amorim, que não achou as melhores ondas, ficou em quarto. Apresentado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o "Rusty Arpex Groms 2022" tem co-patrocínio da Rusty e Garytos. Apoio da Monster Energy e Social Hostel. A realização é da FESERJ com suporte do Arpoador Surf Club e ABRASP. Apoio Institucional SUDERJ e Favela Surf Clube. Apoio de mídia Waves.

O berço do surfe carioca aclamou no último sábado (1) os campeões do Rusty Arpex Groms 2022, válido pela quarta etapa do Circuito Estadual de Surfe Júnior do Rio de Janeiro 2022. Lanay Thompson venceu as categorias Sub 12 e Sub 14, acumulando três vitórias em quatro etapas. Na categoria Sub 12 masculina, o cearense Phellype Silva foi o campeão.

No ranking da categoria Sub 14, Pablo Gabriel levou a melhor no Arpoador. Nas finais do feminino, Sarah Ozório fez uma nota 7,25, a maior da final Sub 16 e conquistou o título nas boas ondas do Arpoador. Na final da categoria Sub 16 masculina, Rickson Falcão fez uma boa onda nos minutos finais e levou a taça. A buziana Paloma Oliveiro fez duas belas ondas e levou a melhor na Sub 18.

Na Sub 18 masculina, Guilherme Lemos, de apenas 15 anos, foi o grande campeão, garantindo uma prancha Rusty como prêmio. O Pro do Arpoador - O Arpoador Surf Clube convidou 8 surfistas profissionais para uma bela demonstração de surfe nas esquerdas do Arpoador. E quem levou a melhor foi o surfista mais novo da disputa. Anderson "Pikachú", 22 anos, logo no minuto inicial abriu o placar. Com três belas rasgadas e uma batida na junção, recebeu a nota 9.25. A sua segunda melhor nota foi um 7,35, que fez no meio da bateria. Foram as duas melhores notas da bateria, que garantiram a vitória.

 

Rusty Arpex Groms 2022

Sub18 Masculina:

1- Guilherme Lemos (RJ)

2- Rickson Falcão (RJ)

3- Sunny Pires (RJ)

4- Cauet Frazao (RJ)

 

Sub18 Feminina:

1- Paloma Olivero (RJ)

2- Luana Paes (RJ)

3- Aysha Ratto (RJ)

4- Laiz Costa (RJ)

 

Sub16 Masculina:

1- Rickson Falcão (RJ)

2- Rafael Lutfy

3- Nathan Hereda (RJ)

4- Pablo Gabriel (RJ)

 

Sub16 Feminina:

1- Sarah Ozorio (RJ)

2- Aysha Ratto (RJ)

3- Luana Paes (RJ)

4- Luiza Friedrich

 

Sub14 Masculina:

1- Pablo Gabriel (RJ)

2- Petrus Dantas (RJ)

3- Nathan Hereda (RJ)

4- Joao Victor Coutinho (RJ)

 

Sub14 Feminina:

1- Lanay Thompson (RJ)

2- Sarah Ozorio (RJ)

3- Leticia Calleia (RJ)

4- Eloah de Souza (RJ)

 

Sub12 Masculina:

1- Phellype Silva (CE)

2- Joao Peixoto (RJ)

3- Petrus Dantas (RJ)

4- Eric Grattz (ES)

 

Sub12 Feminina:

1- Lanay Thompson (RJ)

2- Brenda Moura (RJ)

3- Eloah de Souza (RJ)

4- Maria Eduarda (RJ)

 

PRO/AM

1- Anderson Pikachu (RJ)

2- Marcelo Bispo (RJ)

3- Angelino Santos (CE)

4- Flavio Costa (BA)

 

Voltar para o blog